terça-feira, 31 de agosto de 2010

Natureza Pilantra!!!!

É galera... tá difícil....

Estou vivendo uma fase meio chatinha de começo de gravidez.

Eu tenho pensado que a natureza é bem sacana com a gente, ela só pensa em reproduzir a espécie e nada mais!!

Um belo dia você começa a olhar as barrigudas da rua (as grávidas, ok?!) com um olhar de admiração, namora aqueles pequenos bebês desdentados e suspira querendo mais...

E ai você pensa, matuta, planeja e resolve: Agora já dá para termos mais um, filho é pura felicidade, companhia eterna para Malu, amor multiplicado, blá, blá, blá... E pimba! Estão lá aquelas lindas listrinhas indicando que a natureza venceu mais uma vez!

E então começa a bater um medinho, será que eu dou conta, EUZINHA aqui com mais um bebê?? Carambolas, onde eu estava com a cabeça?!

E vem aquele sono terrível, um desânimo e apatia sem fim... Multiplicação celular, te explicam, e você pensa: E tinha que gastar a P%$#% da MINHA energia???? Eu tenho uma filha a pleno vapor, Zé Bolinha!

Mais Zé Bolinha também está a pleno vapor, parece, na realidade, que todos estão a pleno vapor (Até o Rubinho Barichelo), MENOS EU!!

E quado eu penso que nada pode ser pior que este desânimo chega ela, a temida Nausea, que dura o dia todo!! Com bastante esforço tenho conseguido manter o conteúdo da minha cavidade estomacal, mas isso ajuda o desânimo...

É isso, a natureza faz a gente esquecer a saga que é ficar grávida, só guarda as recordações lindas e românticas (sim, elas existem, mas nesse início de gravidez é bemmm dificil lembrar delas), é a Lei da Procriação (ou qualquer coisa que eu tenha inventado agora mesmo ;P ).

Mas enfim, tudo isso é para explicar um pouquinho do meu sumiço esses dias todos, não tenho conseguido fazer nada que não seja o absurdamete necessário (imaginem o estado das minhas unhas!!)

Mas isso há de passar, pq a Natureza não presta, meus caros! E logo, logo o ânimo volta a toda (mas depois piora, que eu sei, ok!! Não tente me eganar novamente!!)

*************************

Queridas,

muito obrigada pelos parabéns! Já confirmamos com o Beta e com o mal estar! hehe Ainda não fiz nenhuma ultra, mas quando fizer posto aqui a primeira invasão de privacidade com meu bebê, podem aguardar!

Ahh e a barriga tá sinitra!!! Como a barriga do segundo filho aparece absurdamente mais rápido, fico aqui pensando naquelas que tem 4, 5 filhos, devem ficar com barriga de gêmeos, não?

***********************************

Malu já dá sinais de que compreendo um pouco o que está acontecendo. Uma fofa, as vezes oferece brinquedos, beija espontâneamente a barriga e tal. Outras horas é uma capetinha e pula em cima de mim, bate na barriga e chuta "tudo suuuuper sem querer", sei...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Presentinho de aniversário !




Então.....

Eu contei tantos detalhes do meu aniversário e ainda não contei o melhor!!!

Eis que, numa discussão daquelas em que eu explicava pela milésima vez que eu NÃO QUERIA outra caixa de Nhá benta , ou qualquer outra coisa parecida de presente de aniversário, veio o pedido:

-Dani, sabe o que eu quero de aniversário?

-Hum?

-Um bebê!!! (pausa para o suspense...)

-Hãn? Um bebê? Ok! Pode deixar!



*****

E ai veio aquele jantar maravilhoso, patati patatá....

Passa dia, passa noite e.... Ué?

-Dani, não veio nada ainda...

-Veio o quê, amor?

-Dani... NÃO VEIO!!!

-Normal Gabi, vc sabe que quado vc quer engravidar fica meio doidinha e a mestruação atrasa... Relaxa que ela vem.

-Tá...

***************

Bom... Acho que em 2011 ela vem, hehe!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nadando contra maré ou "Slow Parenting "



Outro dia recebi um email de uma das milhares de listas que participo e esse em especial me chamou a ateção.

Ele era sobre "Slow parenting" ou algo como "educando sem pressa". Este é um movimento que defende a educação das crianças sem superestimularmos, sem a pressa das agendas cheias, sem os cronogramas semanais e sem a pressão de estarmos criando o novo Einstein.

Acho essa idéia maravilhosa, mas muito difícil de levarmos na vida real, não que seja impossível ;)

Imaginem, quando Malu nasceu, nasceu com ela mil e uma expectativas o que é bastante natural quando vem ao mundo ser tão amado e desejado.

Lembro inclusive de ouvir parentes comentando que seria uma boa fazer uma previdência para ela que seja útil para pagar sua faculdade, sentiu a pressão, né? Isso porque a gete nem sabe se ela vai querer fazer faculdade, e ela nem foi alfabetizada!! hehe

Fico impressionada com essa neura que temos sobre o desenvolvimento dos bebês/crianças, essa corrida para o estrelato, este desejo insaciável de sermos os pais do futuro prêmio Nobel.

Esse desejo louco de estarmos sempre na frente, na escola que melhor estimula seu filho, colocando ele para aprender a segunda e a terceira língua desde cedo, a competição entre a mães desde de os primeiros arrotos, o primeiro a sentar, a engatinhar...

O foco me parece ser sempre num desenvolvimento liear e ascendente, as crianças vão sendo estimuladas a competir desde cedo, são exigidas ao seu máximo, fazem mil cursinhos e aulas extras (e depois ninguém entende da ode vem a Hiperatividade).

Me lembro de ter conversado com uma cohecida que tinha um bebê da idade da minha filha e ela me contava orgulhosa como seu filhotinho já tinha aulas de inglês (ele ainda mal falava.... o português), visitei creches com aulas de informática e períodos repletos de atividades.

Por falar nisso, os brinquedos também entram nessa compulsão ao aprendizado, nada mais é por acaso, é divertido e bonito. Tudo tem uma função, um porquê, estimulam isso ou aquilo. O que são aqueles "Baby Einstein"s da vida? E aquelas pessoas que ODEIAM música classica, mas que um dia leram que aquilo ajudava o desenvolvimento intelectual das crianças e as forçavam a escutar 1 hora por dia (no fone de ouvido, pq nem eles mesmo aguentavam isso).

Parece que o medo do fracasso é aterrorizante e que, não seguir o desenvolvimento linear É fracassar e ponto.

Como você não estimula seu filho a aprender logo, você pode perder alguma janela de desenvolvimento! ( E você pode perder o simples prazer de descobrir o mundo COM o seu filho e não PELO seu filho!!!!! ok, ok, nem sempre eu respondo isso!)

Aqui em casa eu tento não encher Malu de brinquedos (não sou muito bem sucedida neste aspecto) e não me incomodo que ela misture tudo e faça bagunça, pois acho que faz parte do desenvolvimento DELA, se ela quer misturar massinha vermelha com verde, qual o problema???

Mas uma coisa eu consigo fazer (ainda), deixar que ela comande a brincadeira, que ela tenha tempo livre, que aproveite como bem enteder, sem atividades educativas e direcionadas.

Não quero que ela pinte dentro das bordas!! Quero, ou melhor, pretedo que ela desenhe suas próprias bordas!!

Lembro de conversar com a coordenadora da escola da Malu e ficar contente dela pedir para não colocarmos Malu de volta na natação já que ela já estava entrando na escolinha e que era estímulo o bastante para uma pequenininha.

Fico contente em vê-la brincando de sucata, ver as crianças no integral brincando à vontade pelo pátio, sem grandes direcionamentos.

Ano que vem Malu cotinuará na mesma salinha enquanto os outros amiguinhos mais velhos seguiram para a próxima turma e isso realmente não mexe comigo, fico contente em saber que eles respeitam o tempo de cada um e que o tempo da minha filha será respeitado, por mais espertinha que ela seja (e toda mãe acha que seu filho é) ela não tem desenvolvimento motor e emocional para seguir adiante e isso não significa um atraso para ela, muito pelo contrário é um respeito ao seu tempo e o fortalecimento de suas bases, para que seja possível, depois, seguir a diante.

Em casa também não forçamos nenhuma dessas atividades "educativas", nada de obrigá-la a arrumar o quarto, catar brinquedos, comer totalmente sozinha... Ela só tem 1 ano e tem muito tempo para aprender.

Nessas horas lembro muito do meu irmão, ele sempre teve tempo livre após a escola e adorava ficar de "bobeira" inventando coisas e estimulando sua criatividade, mas ele também curtia fazer um esporte ou outro. Porém, quando ele estrava de férias..... Eram férias gerais, ele queria ficar em casa, curtindo seu tempo livre, largava todos os esportes e determinava o que faria de seu tempo.

Muitas vezes isso frustrava os seus pais, que queriam levar ele para sair com os amigos ou ir ao cinema e ele simplesmente não queria! Depois foram saber que ele era superpopular no colégio e hoje é um rueiro de marca maior....

Enfim, acho que a gente precisa frear nossos impulsos e deixar nossos filhos curtirem a vida....DELES.

sábado, 14 de agosto de 2010

Do churros ao Olimpo !!!




A última vez que ganhei algo "comestível" como presente de aniversário do meu marido não foi uma boa experiência....

Imaginem a cena:

Barrigão de quase 8 meses, ansiedade a toda e chorando mais do que mocinhade novela mexicana.

Recebo então um embrulho retângular e quando abro: Uma caixa de Nhá Benta!!!!!!!!!!!!!!!

Agora imaginem a reação.....

Ok, ok, tinhamos combinado em gastar pouco,pois Malu estava a caminho e estávamos com toda nossaconta corrente dedicada a carrinhos,fraldinhas,cueiros e decoração do quarto (além do parto e das consultas pré-natais, tudo particular).

Ok também que Nhá Benta é bem gostoso, que grávida ADORA chocolates (e não-grávidas, e homens, e crianças e E.T.s....).

Ahhh,e ok também que o que importa não é o presente,o que vale é a intenção,blá, blá,blá...Mas vamos ser um pouquinho mais realistas, certo?! Eu nunca fui essa pessoa desapegada das coisas materias,FATO!

E convenhamos,quando pedi que ele não gastasse muito com meu presente eu não estava falando que podia ser um churros, certo?!

Bom... A coisa foi bem caótica, com grávida as coisas tomam cada proporção que só quem conviveu de perto com uma é quem sabe!

Enfim, muita água passou depois disso e chegamos a ontem, MEU ANIVERSÁRIO!!

Dessa vez tudo foi surpresa, em geral eu ODEIO surpresas,mas dessa vez eu estava confiante, hehe!

Dani arrumou um destino para Malu e pediu para eu me arrumar "chique". Já estava ansiosa e fiquei mais ainda, mal sabia que me aguardava a melhor experiência gastronômica da minha vida!!!

Quando desci do carro estávamos no Olympe restaurante da família Troisgros !!!!!!!!

Gente que "Magavilha"!!!! O lugar é uma fofura, do salão vemos a cozinha a todo vapor, o pessoal super simpático e a comida..... Hummmmmmmm

Essa era uma daquelas experiências na qual é preciso entrar de cabeça!! Escolher o menu à la carte?? Isso é para os fracos!!! hehe Pedimos o Menu Confiança com 5 pratos, que vem com as ivenções do chef com os produtos do dia, escolha às cegas mesmo.

Nossa, tudo foi perfeito, ok a picanha de cordeiro era meio pelancuda, mas o gosto era maravilhoso. No final o Chef vem à nossa mesa (pena que não era o Claude e sim o seu filho Thomás) cheio de simpatia e pergunta o que achamos. Tecemos mil elogios, mas não resisti e falei que o cordeiro era bem pelacudo - fiquem tranquilos ele é bem aberto e informal, não foi nenhuma gafe daquelas terríveis!! hehe. Ele foi super fofo e falou que a picanha de cordeiro era assim mesmo, que ele tenta tirar o máximo, mas se tirar tudo não sobra nada e pergutou se o resto do prato estava bom. Falamos que sim, ele ficou pensativo e perguntou : Pelo menos o cordeiro estava macio, né?! haha



Esse foi o Cherne com palmito no molho de passas e mais alguma coisa que não lembro. Foi eleito o melhor prato.... Por nós!! hehe


E essa foi uma das maravilhosas sobremesas.

Eu sou fissurada por programas de culinária e sempre curti cohecer restaurantes novos, tenho que admitir, dessa vez o Dani acertou em cheio o presente!!

Agora estou bem mais aberta à "Presentes comestíveis" !!! hehe

Tudo foi maravilhoso, dava até pena de mastigar a comida.

Agora tenho certeza que este aniversário entrará para nossa história, será um daqueles que o Dani contará cheio de orgulho para os netos!!!!

Já o outro... que vai contar sou eu!!! hehe

****************** *************

E vejam que fofura, Malu dormiu fora de casa pela segunda vez!!! Isso é que é presente, Filhota!!! hehe

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A mãe e a Vaca....




Bom, agora que passou a Semana Mundial da Amamentação eu posso contar, né? hehe

Malu parou de mamar antes de dormir!! Sozinha, espontâneamente e do nada, ou quase ;)

Na última semana das férias dela fomos para a casa da minha avó, em Saquarema e sabem como é viagem, a gente acaba experimentando várias coisas e uma delas foi o tal "eitche caca" ou Leite da Vaca para os leigos! hehe

Aqui em casa não tomamos leite de vaca há alguns anos e sempre ficamos nos perguntando como faríamos com Malu... Depois que eu comecei a cuidar da minha alimentação (bem antes de Maluzinha nascer)passei a ficar bastante criteriosa nas minhas escolhas (ué, quem disse que comer chocolate Hershey's não é ser criteriosa??!!) e o leite de vaca foi um dos primeiros a serem colocados no cantinho dos rejeitados.

E ai veio Malu, a amamentação às mil maravilhas... até que entramos na introdução dos alimentos, que é um caso a parte, um dia conto para vocês dessa nossa luta.

Malu só começou a comer razoavelmente quando cortei a livre demanda durante o dia, e isso só foi depois de 1 ano. Nesse momento começamos a nos questionar sobre o leite, introduziríamos leite? Optariamos só pelos derivados? Deixaríamos só a amamentação durante a madrugada como fonte de cálcio?

Sempre tive medo do leite de vaca por conta do aumento de muco no organismo e vi muitos bebês catarrentos por ai que me assustavam. Conversamos com a pediatra dela, que foi bastante tranquila, disse que a escolha era totalmente nossa e que as alergias a leite e o excesso de produção de muco realmente existem, mas que varia de criança para criança e que ela não acharia nada de mal tentarmos. Também nos deu a opção de leite de cereais, do uso de derivados de leite e de ficarmos só com a amamentação pela madrugada.

Mais ou menos em março tiramos a mamada da madrugada, afinal eu precisava dormir melhor e ela também.

E desde então estávamos só com as mamadas de antes de dormir e de "café-da-manhã".

Mas Malu começou a fazer show para dormir, "do nada". Não sabia o que fazer, ela ficava rolando na cama, cantando, falando, brincando, não importava o quanto escuro e silêncioso o ambiente estivesse. Um saquinho!

Bom, lá na casa da minha avó tinha o tal leite de vaca em pó da lata amarelinha. Nem lembro bem como aconteceu, mas minha avó e Malu arrumaram um jeito e plim! Malu estava provando ( e aprovando, diga-se de passagem)o tal líquido branco-amarelado.

Enfim, foi amor a primeira vista. Em geral eu não costumo ceder muito a esses amores da Malu (um dia conto como ela conheceu e se encantou com aquele lanchinho que não-vale por um bifinho!), mas dessa vez balancei.

Fiquei mesmo na dúvida se dava, se faria tanto mal mesmo, se testava... Enfim, montamos uma nova rotina de dormir.

Agora íamos ver um filminho no escuro, todos juntos e acabado o filme eu daria de mamar e colocaria Malu para dormir. Qual não foi minha surpresa quando Malu, no meio do filme, pediu "eitche caca", tomou quase 200ml, acabou o filme deitou no meu colo e dormiu!!!???!!!

Vejam bem, eu não neguei o peito e nem pensei em mudar a rotina para ela parar de mamar a noite. Foi ela quem fez seu próprio arranjo.

Hoje estamos assim, ela toma seu "eitche caca" vendo filminho depois sobe no sofá comigo e dorme.

Eu estou muito feliz com isso. Fico radiante de ver como ela já faz suas escolhas e como esta crescida! Ela mesma escolher não mamar para dormir foi um exemplo de seu crescimento, suas opções de escolha foram ampliadas e ela soube lidar com isso.

E eu também fico feliz, pois já estou de saquinho cheio de amamentar... Sério, é bom, muito bom, mas já deu, né?!

De manhã, quando ela acorda ela ainda pede, e eu dou super feliz, sinto que são suas últimas investidas no mama e deixo ela curtir a vontade.

No fundo acho que nós duas sabemos que a despedida está próxima.

************* ************************ ***

E vcs, dão leite de vaca? Aqui optamos pela lata amarela que é sem açúcar e sem estabilizante e vcs, o que acham do leite de vaca?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Da volta às aulas à Semana Mundial de Amamentação!




O juiz apita: Pìííííí!!! Fim de férias! moçada!!!!!!

NOssa, que delícia de férias tivemos, achei que ia ser dureza ficar com Malu em casa, mas foi tranquilo, até porque não ficamos em casa!! Hoho!

E agora é ritimo de volta ás aulas, cata mochila, enche merendeira, passa uniforme, procura agenda, "Será que o tênis ainda tá bom?", "Será que Malu vai ficar na boa?"...

Malu ficou toda sorridente "ajudando" a catar suas coisinhas escolares e foi sorridente para a escola, estava chegando de mansinho até que viu o parquinho. Nossa que alegria, saiu correndo e pulando e voou sozinha para a sala.

Ufa! que alívio.

***************************

Agora vamos ao assunto do dia.

Dia 1º de Agosto, para quem não sabe, foi o Dia Mundial da Amamentação, e esta semana é inteirinha dedicada à ela.

Resolvi colocar aqui as coisas que eu descobri durante a minha experiência de amamentação, não é baseado em estudos ou conversas, mas na minha vivência pessoal.

1-Amamentar é trabalhoso, nem sempre dá certo de cara, exige persistência e dedicação, além de uma certa dose de paciência que ajuda quando vc se encontra ás 3 da madrugada massageando aquelas bolas de boliche que insistem em te dizer que são seus seios. E pior, o bebê dorme a sono solto e quando vc terminar de desempedrar o leite e deitar a cabeça já vai estar na hora de levantar.

2-Amamentar também é ótimo para quem gosta de curtir uma preguicinha na cama. Nos primeiros meses eu dormia até 12:00 todo dia, só levantava de fome! hihi Malu tb ama uma preguicinha e era só colocar o seio na boca dela que ela mamava de olhos fechadinhos ainda e continuava o soninho. E depois eu me pergunto como que ela engordou 1,500g no primeiro mês! hehe

3-Amamentar é a fastfood mais FAST que pode existir!! O bebê reclamou de fome, pronto! É só colocar o seio na boca dele que a comida já está pronta, na temperatura e quantidade exatas e melhor, com aquele gostinho irresistível de mãe! Nunca vi um bebê recusar este alimento, é sucesso garantido!

4-O leite materno é tão, mas tão irresistível que os bebês exageram! Sabe quando a gente come até explodir, então os bebês são mestres nisso!! Malu mamava até voltar, acho que era para garantir que estava bemmmm cheinha de mamãe!

5-Leite materno é sucesso entre os bebês e as formigas, FATO! Deixa só uma gotinha dele vazar seio a baixo e esquece de limpar para vc ver uma coisa, elas ficam louquinhas, louquinhas!!

6-Amamentar é prazeirosos, sexualmente falando! Fala sério, aquela boquinha macia estimulando o mamilo do seu seio e vc quer me dizer que não rola prazer, sai dessa!! hehe Aqui rolou, e principalmente no início, repara só!

7-Amamentar é uma das melhores coisas que eu sei fazer! Tipo, tudo pode estar dando errado, brigas, trabalho, familia... Mas ai vem aquele ser todo amado e te olha cheio de desejo pedindo para mamar, pronto, vc ganhou o dia! Tudo pode estar dando errado, mas isso , ahhhh isso vai de vento em popa!

8-Amamentar muda a estrutura do seio, FATO!!Mas não é só amamentar o simples fato de engravidar já muda a estrutura do seio, durante a gestação ele vai se preparando para a amamentação e quando o bebê nasce não tem jeito, vc escolhendo amamentar ou não, seu seio vai encher de leite e ai já era, aquele peitinho durinho vai ficar para trás!(haha vc que optou por dar mamdeira desde o início tava se achando no lucro, né?! hehe)

9-Amamentar acaba com os seus pudores!! Sério, se Malu tava com fome eu não pensava duas vezes e colocava o peito para fora, sem cerimônias! É verdade que sempre tem um velho tarado, um adolescênte intimidado e uma senhora puritana para perturbar, mas eu ignorava SOLENEMENTE! Mas o mais engraçado é que hj, que Malu só mama para dormir eu já morro de vergonha deles aparecerem!! hehe Vai entender....

10-Amamentar envolve a familia toda!! Meu marido cansou, literalmente, de massagear meu seio para ajudar a desempedrar, buscar compressas de repolho para diminuir a produção (vejam a que ponto eu chegeui!!!! Mulher salada...de repolho:( ), lavar inúmeros potes de leite materno, segurar a Malu para ela mamar no meu seio quando eu me desesperava e perdia o foco, e, principalmente, achar a coisa mais linda a Malu mamando e me incentivar a amamentar até ela parar sozinha!

11-Amamentar é um excelente CALA A BOCA!Nossa, era só começar aqueles chiliques de sono, fome, cansaço, carencia....que eu tascava o seio e puft! Acabava. Eu atravessei uma viagem de avião de 14 horas durante o dia com a Malu praticamente plugada no seio, ela não deu trabalho algum, foi uma Lady!

12-Amamentar gruda a gente no bebê no início, mas depois fortalece eles para ficarem longe de nós. Malu é supermegaultrablaster grudada em mim, mas só quando estamos juntas, porque de resto fia ótima, corre para a escolinha, adora passear com quem for, dorme fora se preciso... Uma mocinha, que ainda é bezerrinha!! hehe


Bom, é isso! Poderia falar mais um monte de coisas, mas ai ia ficar looooooooongo que vcs iam acabar cochilando...

BJs, bjs e curtam essa semana para quem é da galera que ainda amamenta!!!!