terça-feira, 18 de maio de 2010

E a novidade é.......


"- Agora vamos dar um beijinho de boa noite no mamá?
-Tá! (beijinho de boa noite no mamá)
-Agora vai com o papai. Boa noite amorzinho!"


Sim!!!!! Conseguimos!!! Nada mais de mamá da madrugada, nada mais de noites interrompidas!!

Tá, alguns podem estar pensando " Aff! e essa era a novidade....cada uma que aparece..." . Mas na minha opinião isso é uma baita novidade, motivo para comemoração, Tin-Tin e tudo o mais!

O mais lindo de tudo foi que aconteceu de forma tão natural, sem escândalos, nada de noites de choro, nem de pais descabelados. Nada de olheiras sem fim, criança berrando até "acostumar", nem de grandes traumas (ops, acho melhor deixar para avaliar isso depois da adolescência!! hehe).

Tinhamos suspendido a tentativa de não dar mamá na madrugada depois da crise de laringite da Malu. Avaliamos que seria melhor deixar para depois, esperar ela se recuperar e,principalmente, deixar para começarmos a tentar durante a semana, na rotina normal.

Eis que numa noite resolvi mudar um pouquinho o esquema de preparar a Malu para dormir. Como ela dorme conosco, tinhamos o hábito de colocar a roupa dela no nosso quarto mesmo, mas nas últimas semanas Malu tinha despertado para o fato de que ela tem um quarto, que por sinal é cheio de brinquedos!! O que ela poderia querer mais?!

Resolvi, então, tentar passar a rotina de colocar o pijama no quarto dela. Lembrei também que uma vez a Renata (mãe da Manu e do Gui) tinha me dito que passou a dar de mamá para a filha num lugar específico antes de dormir e depois do mamá colocava ela para dormir. Na verdade o objetivo disso seria desassociar o mamá do dormir.

Foi então que pedi ajuda do maridão e coloquei meu plano em prática. Colocamos o pijama nela no quartinho dela e sentei na caminha dela para dar de mamar. Expliquei para ela que o mamá ia dormir e só acordaria de manhã. Ela mamou até não querer mais, trocou o peito, mamou outro montão e, quando fez que já tinha mamado o suficiente, pedi para ela dar beijinho de boa noite no mamá e ir dormir com o pai.

Toda fofa ela deu o beijinho no mamá e foi. Uns 5 minutos depois volta ele, cheio de orgulho.

Quando fomos dormir ele ficou do lado dela e eu na outra ponta. Ela foi assim até o meio da madrugada, então acordou pedindo o mamá. O pai tentou ajudá-la, nada feito. Fui para o lado dela e falei que o mamá estava dormindo, só acordaria de manhã, aninhei ela nos meus braços e dormimos.

E assim tem sido sempre, na maioria das noites ela não acorda nem uma vezinha. Quando raramente acorda já não pede mais o mamá, só me chama, eu deito ao lado dela e voltamos a dormir. Em algumas vezes, se ela demora para voltar a dormir, eu digo que de manhã o mamá acorda, que agora ele está dormindo e ela dorme.

Quando ela acorda, já de manhã, eu deixo ela mamar a vontade, as vezes ela até adormece de novo. Mas tem dias que eu saio e ela nem acordou, e ai quem sente falta do mamá sou eu...

Estou muito feliz pela maneira como as coisas aconteceram. Não precisei deixar ela chorando, não tive que sair do quarto, nem tomar nenhuma atitude drástica, que eu acabaria tomando se não conseguisse esse feito, porque acordar 10 vezes por noite estava realmente me enlouquecendo!

Fico muito feliz também de ver que Malu ainda quer mamar, e que eu ainda curto muito que ela mame, só não curtia acordar mil vezes á noite.

Estamos a duas semanas nessa modificação e até agora tudo vem dando super certo.

O maior aprendizado para mim foi que a gente pode saber muito, pesquisar ao máximo, pedir mil dicas e etc. Mas tudo isso só vira uma coisa só, com início, meio e fim, quando chega o tempo certo, quando conseguimos perceber nossos filhos e a nós mesmas e aproveitamos a janela que se abre para as novas experiências.

Eu já sabia a dica da Renata de dar de mamar num lugar diferente há muito tempo, já tinha lido que podia desassociar o ato de sugar com o sono para facilitar as coisas, sabia qua nesse momento era importante que o pai entrasse com garra e se apropriasse desse espaço, também sabia que falar para ela o que ia acontecer também facilitaria... Mas nada disso fazia sentido até semanas atrás!!!!

Um dia tudo se juntou e fez sentido, fez tanto sentido que foi, e ainda está sendo, super tranquilo, tanto para Malu como para a gente.

Percebos a nossa "janela" e aproveitamos a bela paisagem que ela nos deu!

Bom, esse foi o nosso momento, e estou muito feliz que tenha sido assim. Agora só me resta um "probleminha"....

Como faço para que o marido não durma TODA VEZ que vai colocar a gatinha na cama????? Ai, ai, ai, nem tudo é perfeito!!!!! hahaha

20 comentários:

Unknown disse...

Vivendo, lendo e aprendendo.

Parabéns aos papais e a grande Malu!

Muitos bjs dos primos, Rebeca Rafael e Gui.

Ana disse...

Que legal!!! parabens!! o melhor de tudo e que foi de forma natural!!!!isso foi o melhor..o meu mamou ate os 2 anos!! e as mamadas noturnas realmente foram as ultimas a serem tiradas,rsrs..ma studo tem sua hora, e cada criança tem seu tempo!!
bjss,boa semana! ;-)

Futura mamãe disse...

Concordo com o que você disse cada família tem o seu tempo e o tempo de vocês foi agora. Sem traumas e sem rompimentos drásticos. Parabéns, é sim uma grande conquista.

Anônimo disse...

Muito boa a novidade!!! Nem desconfiei.
Agora, quanto ao marido, eu realmente não sei o que você pode fazer...rs
bj,Cacau : )

Mamamia disse...

Parabéns!!! Dessa forma sadia, fazemos nossos filhos crescerem felizes.
Amei a foto dos seios, onde foi?
Beijos.

Fatima disse...

Dar de mamá é a melhor coisa que podemos fazer para os nossos bebês e para nós mesmo.
Mas deixar de dá-lo, é uma vitória dupla. Uma é que iremos (ou achamos que iremos) dormir a noite toda e a outra é que o nosso bebê já é um pouco mais independente (nós mães, passarmos nessa parte sem traumas, é a nossa vitória). E a idéia de ser o Daniel a levá-la deve estar ajudando, já que ele não tem cheiro de leite (rs).

Karine e Rafinha! disse...

Parabéns pela conquista...e quanto ao maridinho dá umas cutucadinhas nele que ele acorda...kkkk...ah! adorei aquelas almofadas...são peitos? kkkk...bjs

Vivimi disse...

Que maravilha! Transição sem traumas! Parabéns! Criança que desmama gradualmente é feliz, mãe idem!!! :O)

Unknown disse...

Que delícia ouvir isso, sinal de que um dia eu tbm irei conseguir com que meu filhote pare de mamar de madrugada!!!
Adorei...
Estou te seguindo... Visita meu blog!!!

Marcella Nathaly disse...

Olá! Passei por aqui e gostei bastante do seu blog! Vou ficar acompanhando!

Beijão!

Anônimo disse...

Mulherada!

Estou amando a nova mudança na nossa rotina, ainda mais com as horas de sono... ai ai ai, que delicia!!

Essa foto foi tirada na peça "O bebê e o mar", que estreiou sábado passado em Ipanema. É uma peça feita especialmente para bebê e nem preciso dizer que Malu ADOROU!!!

Ahh, e já estou indo conhecer os blogs de vcs!

Beijos, Gabi

Mariane disse...

hahahahahaha, beijo de boa noite no mamá! haja criatividade para as pobres mães! rss
adorei a novi Gabi, sei que não é fácil esse desmame (muito mais difícil pra gente do que pra elas né?) Mas compensa pela boa noite de sono! hehehehehehe

beijos + beijos!

Carol disse...

Nossa! Que conquista maravilhosa!!!
Tenho uma amiga que esfregou alho no bico e a filha dela não gostou e raramente pede "petcho" agora...
Essa sua tecnica foi fantastica!!!

Adorei!
Sua filha é muito linda!!! Parabens!!

E adorei seu blog tb. :D

Beijinhos

Lua Ugalde disse...

parabéns!! Ainda falta um bom tempo para eu passar por isso, pois o Heitor tem apenas 1 mês, mas ele não me dá trabalho de madrugada com mamada.
como eu costumo dormi somente à meia noite, ele mama essa hora e depois às 3h ,aí só vai acordar lá próximo das 7h! acho muito legal!
espero que ele continue assim!

Andréa Vasconcellos disse...

Adorei essa idéia, vou começar amanhã mesmo! Hoje ela já dormiu - mamando na cama, claro! rs

Andréa Vasconcellos disse...

Gabriela,

não resisti e rebloguei:
http://blog.sampasling.com.br/

obrigada por compartilhar sua experiência. Espero que ajude outras mães,
beijo,

Andréa

Carolina Pombo disse...

Muito bom você compartilhar isso! A gente aprende muito com as experiências dos outros! Parabéns pela conquista!

Valeu pela visita lá no blog!

Beijos

Unknown disse...

Tenho um selinho pra vc!!! Manda teu e-mail ou pega lá no meu blog!!
bjokas

Mamma Mini disse...

Sei bem como é isso, meu filhote tem 2 anos e quando não dorme a noite toda sempre pede tetê, gostei do dar tchau e boa noite pro tetê, vou tentar aqui em casa nas noites em que ele acordar pedindo...rs, a gente sempre tem algo pra mudar né? eles crescem e a gente vai adapatando.... é isso mesmo, beijocas, obrigada pela visita adorei conhecer seu blog, vou voltar aqui sempre.
bjs

O mundo da Dani disse...

ameiiiiiiiiiiiiiiiii, lindo lindo
parece q vc estava falando d mim, pois davi teve laringite ha uns dias atras, e to tentando tirar o mama da madrugada...

adoreiiiiiiiiii

bjus