terça-feira, 10 de agosto de 2010

A mãe e a Vaca....




Bom, agora que passou a Semana Mundial da Amamentação eu posso contar, né? hehe

Malu parou de mamar antes de dormir!! Sozinha, espontâneamente e do nada, ou quase ;)

Na última semana das férias dela fomos para a casa da minha avó, em Saquarema e sabem como é viagem, a gente acaba experimentando várias coisas e uma delas foi o tal "eitche caca" ou Leite da Vaca para os leigos! hehe

Aqui em casa não tomamos leite de vaca há alguns anos e sempre ficamos nos perguntando como faríamos com Malu... Depois que eu comecei a cuidar da minha alimentação (bem antes de Maluzinha nascer)passei a ficar bastante criteriosa nas minhas escolhas (ué, quem disse que comer chocolate Hershey's não é ser criteriosa??!!) e o leite de vaca foi um dos primeiros a serem colocados no cantinho dos rejeitados.

E ai veio Malu, a amamentação às mil maravilhas... até que entramos na introdução dos alimentos, que é um caso a parte, um dia conto para vocês dessa nossa luta.

Malu só começou a comer razoavelmente quando cortei a livre demanda durante o dia, e isso só foi depois de 1 ano. Nesse momento começamos a nos questionar sobre o leite, introduziríamos leite? Optariamos só pelos derivados? Deixaríamos só a amamentação durante a madrugada como fonte de cálcio?

Sempre tive medo do leite de vaca por conta do aumento de muco no organismo e vi muitos bebês catarrentos por ai que me assustavam. Conversamos com a pediatra dela, que foi bastante tranquila, disse que a escolha era totalmente nossa e que as alergias a leite e o excesso de produção de muco realmente existem, mas que varia de criança para criança e que ela não acharia nada de mal tentarmos. Também nos deu a opção de leite de cereais, do uso de derivados de leite e de ficarmos só com a amamentação pela madrugada.

Mais ou menos em março tiramos a mamada da madrugada, afinal eu precisava dormir melhor e ela também.

E desde então estávamos só com as mamadas de antes de dormir e de "café-da-manhã".

Mas Malu começou a fazer show para dormir, "do nada". Não sabia o que fazer, ela ficava rolando na cama, cantando, falando, brincando, não importava o quanto escuro e silêncioso o ambiente estivesse. Um saquinho!

Bom, lá na casa da minha avó tinha o tal leite de vaca em pó da lata amarelinha. Nem lembro bem como aconteceu, mas minha avó e Malu arrumaram um jeito e plim! Malu estava provando ( e aprovando, diga-se de passagem)o tal líquido branco-amarelado.

Enfim, foi amor a primeira vista. Em geral eu não costumo ceder muito a esses amores da Malu (um dia conto como ela conheceu e se encantou com aquele lanchinho que não-vale por um bifinho!), mas dessa vez balancei.

Fiquei mesmo na dúvida se dava, se faria tanto mal mesmo, se testava... Enfim, montamos uma nova rotina de dormir.

Agora íamos ver um filminho no escuro, todos juntos e acabado o filme eu daria de mamar e colocaria Malu para dormir. Qual não foi minha surpresa quando Malu, no meio do filme, pediu "eitche caca", tomou quase 200ml, acabou o filme deitou no meu colo e dormiu!!!???!!!

Vejam bem, eu não neguei o peito e nem pensei em mudar a rotina para ela parar de mamar a noite. Foi ela quem fez seu próprio arranjo.

Hoje estamos assim, ela toma seu "eitche caca" vendo filminho depois sobe no sofá comigo e dorme.

Eu estou muito feliz com isso. Fico radiante de ver como ela já faz suas escolhas e como esta crescida! Ela mesma escolher não mamar para dormir foi um exemplo de seu crescimento, suas opções de escolha foram ampliadas e ela soube lidar com isso.

E eu também fico feliz, pois já estou de saquinho cheio de amamentar... Sério, é bom, muito bom, mas já deu, né?!

De manhã, quando ela acorda ela ainda pede, e eu dou super feliz, sinto que são suas últimas investidas no mama e deixo ela curtir a vontade.

No fundo acho que nós duas sabemos que a despedida está próxima.

************* ************************ ***

E vcs, dão leite de vaca? Aqui optamos pela lata amarela que é sem açúcar e sem estabilizante e vcs, o que acham do leite de vaca?

12 comentários:

Anônimo disse...

meu menino não teve problemas, amamentei até 1 aninho... agora minha pequena, ela teve refluxo e alergia a proteina do leite... so agora com 4 anos que a alergia sumiu e ela pode tomar leite e comer derivados...
Foram 4 anos de muita luta... pq não podiamos comer nem pizza afinal ela iria ficar com vontade do queijo... não foi facil, mas passou!!! agora ela mama 3 mamadeiras e fica super bem!!!

bjs

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Aqui em casa o leite de vaca não caiu nas graças da Ana Luiza. Ela simplesmente detesta... de fazer ânsia e tudo. O que ela curte mesmo é o leite de soja...
Os derivados de leite ela come tranquilamente...
O leite de soja foi nosso eleito porque ela tinha intolerância quando era bebezinha. Inclusive, na amamentação, eu entrei de dieta...hehehehe
Beijos

Karine e Rafinha! disse...

Oi querida, acho que vc está certa, tem que parar de amamentar sim, até 1 ano é o ideal, amamentei até os 9 meses pq. voltei a trabalhar e os horários não batiam. Acho o leite materno saudável, mas quando a crainça cresce tem que começar a ser um pouco mais independente. Tbm dou o leite de vaca da latinha amarela e o Rafinha adora. Tbm não coloco açucar e nem chocolate. Bjs e boa sorte.

Mi Satake disse...

Oi gabriela,

Vim conhecer o blog, através do da Ioly, verdades de mãe!
Muito legal, hein.
Bom tb trocarmos essas informaçoes sobre nossos pequenos,né?
Meu blog não é somente sobre meus pimpolhos, mas o marcador de assuntos sobre eles é o maior rs..
Eles tomam o 3+ sabe?
E vivem bem, como já são grandinhos, acho q a fase mais crítica,já passou rsrs

Um beijo
Vai la me visitar, pra ver se curte meu espaço.
Eu amei o teu!

bjs

Lila disse...

Oi Gabi,
Quando a Alice tinha sete meses, o pediatra orientou a dar também leite de vaca, por causa do cálcio. Pronto, aconteceu a mesma coisa: ela largou o peito (na época eu tb só amamentava de manhã e de noite, pois tinha voltado a trabalhar) e só queria o tal do Nan 2. Ela simplesmente ama leite de vaca. Atualmente dou o Ninho, tb sem açúcar. Outro dia comprei leite de soja e ela também gostou, é uma opção. A minha atual pediatra, homeopata, falou para continuar dando o leite de vaca, e só suspender quando a Alice estiver com diarréia. Sobre a questão da produção de muco, já li que isto ocorre mais com os adultos, que já estão com os ossos formados, do que com as crianças, mas não sei se é verdade. Beijos e adorei o post

Chris Ferreira disse...

OI Gabriela,
algumas vezes as coisas se resolvem por si só, né?
Eu amamentei as minhas duas filhas até 1ae 4 meses, depois entrei comleite ninho e depois com o leite de caixinha. Sem problemas, com a orientação da pediatra. Inclusive a nutricionista não faz nenhuma restrição ao leite. Aliás, não faz restrição ao leita no café da manhã ou no lanche. Evitamos sobremesas dericadas de leite, tipo danoninho, iogurte, etc... Só isso.
beijos e ótima semana.
Chris
Oi Bianca,
a sua avó é bem no estilo da minha (mãe do meu pai_) e bem no estilo da avó das minhas filhas (minha mãe).
Sabe que a Ana Luiza também está assim desde sábado? Hoje deu uma melhorada e talvez já dê para ir na escola amanhã.
Espero que a Luana fique 100% logo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi gabi!
Como vc sabe q eu sou viciada em leite com chocolate, e o andre tb gosta bastante, acho q vai sr dificil de dar outra coisa pra alice. Intolerancia acho dificil de ela ter, ja q meu leite deve ta cheinho da "caca", mas ja percebi q ela naum gosta de qualquer gosto, entao vamos esperar pra ver. Naum pretendo tentar ate ela parar de mamar no peito, meio redundante ne? heheheh
Bjos!

Unknown disse...

Gabi!!

Realmente não sei o que farei quando essa fase chegar! Eu e Rafael somos megalomaníacos por leite de vaca e o Integral, é claro!! O mais saudávelzinho que parece mais água suja do Desnatado nem passa perto! hahahaha!

Mas ainda tenho um tempinho para pesquisar o que darei para o Gui!

Mtos bjs nos 3 dos 3!

Beca Bricio

Unknown disse...

Gabi!!

Realmente não sei o que farei quando essa fase chegar! Eu e Rafael somos megalomaníacos por leite de vaca e o Integral, é claro!! O mais saudávelzinho que parece mais água suja do Desnatado nem passa perto! hahahaha!

Mas ainda tenho um tempinho para pesquisar o que darei para o Gui!

Mtos bjs nos 3 dos 3!

Beca Bricio

Nutrição & Cia disse...

Oi Gabriela já estava atrás de vc a um tempo mas não consegui te seguir com a foto do meu blog somente o nome dele. Bom de qualquer maneira já te linkei se quiser poderás me seguir. Um abraço Patricia

Fernanda disse...

Tb sou bem criteriosa com a alimentação do Vini, mas não vou aos extremos.
Fim de semana libero umas besteiras sim, sem culpa, afinal ele se alimenta super bem, adora comer verdes, tomate e até cebola.
Não acho que uma ou duas mamadeiras de leite de vaca irá fazer algum mal.
Vini atualmente toma só uma, qdo acorda.
Até pouco tempo ele tomava 02, ao acordar e na hora de dormir, mas ele mesmo abandonou a da noite.
E a questão do muco, é só qdo a criança tá meio gripada e tals, aí pode ajudar a produzir mais sim, mas não só o leite puro, os derivados tb interferem.
E é isso, as crias vão crescendo e já vão mostrando o que gostam e o que não gostam.

Andrea Bettiati disse...

oi Gabi, a Lu foi igualzinho! com 1 ano e 8 ela resolveu por ela mesma parar de mamar. Numa noite,antes de dormir, quando estava pronta pra mamar, desisitiu e disse que ao iria querer mais. Tambem toma ate hoje o leite da latinha amrelinha, que convenhamos é bom demais...hehheheheh......foi super tranquilo, e estou ate hoje esperando que aconteça isso com a chupeta tb....uahuahauhaua...beijos pra vcs!!!!!!

lunaolargachupeta.blogspot.com