terça-feira, 8 de junho de 2010

Por quê um blog?


Como algumas pessoas por aqui sabem, estou fazendo curso de especialização em Saúde Materno Infantil na UFRJ e queria pedir uma ajudinha de vocês, amigas blogueiras!

Queria fazer um trabalho sobre as mães que mantem blogs sobre maternidade e se relacionam nessa rede virtual (as vezes nem tão virtual para algumas, certo?!)

E para isso eu queria contar com a super ajuda de vocês. Queria saber mais de vocês, entender um pouco mais sobre como é ser mãe blogueira, sabe como é, só minha experiência não dá....

Para mim, ser blogueira é algo muito novo, ainda estou aprendendo as regras de "etiqueta" por aqui, ainda dou muitas mancadas, respondo pouco aos comentários e conheço pouca gente. Por outro lado é maravilhoso conhecer pessoas tão diferentes, de longe, de perto, parecidas e diferentes, pessoas que talves eu nunca fosse conhecer na minha vida toda.

Mas o importante mesmo para mim é poder falar sobre a maternidade, viajar no que EU penso de tudo isso e, principalmente, ser compreendida ou, ao menos, respeitada nas minhas escolhas. É muito bom encontrar pessoas que pensam parecido, que trocam idéias, dão sugestões ou, no mínimo, dão seu ombro amigo para chorar e a mão para ajudar a seguir em frente.

Curto muito também falar das minhas experiência, de como EU escolhi fazer isso ou aquilo, em como quebrei a cara pensando tal coisa, como acertei tantas outras, como pude fazer coisas tão diferente do que eu via, e como fiz outras de forma tão igual a maioria. Em resumo, desmistificar a idéia de que ser mãe é "assim" e ponto final.

Acho que os Blogs me ajudaram muito a não seguir receitas, a me abrir para o desconhecido mundo da maternidade, que se mostrou, para mim, bem diferente dos filmes da sessão da tarde.

Os blogs ai do lado me mostraram coisas sobre a maternidade que eu não conhecia, me fizeram pensar muito, escolher o MEU jeito de maternar e ficar mais segura ainda para caminhar da minha forma, mesmo aceitando que as pedras e desvios também fazer parte do caminho que escolhi.

E, por último, me fez ver como nós, mães, somos capazes de nos unir, de criar uma rede de apoio virtual tão forte que pode fazer toda a diferença, afinal, o senhor Google está de olho em nós e podemos usar isso de uma forma bastante positiva, criando um espaço para reinvindicarmos nossos direitos, assim como a Ro e a Mari fazem tão bem!!

É, no final, acho que nos aproximamos porque os filhos tem razão. Mãe é tudo igual....

E se vc quiser me ajudar no trabalho ( e ganhar um lugarzinho no céu.... hehe) aqui vão as perguntas, é só responder nos comentários mesmo. E se você puder divulgar minhas perguntas, ai sua mansão com vista para as nuvens já estará no papo!! hehe

1)Por quê resolveu criar um blog para falar sobre a maternidade?

2)Como é se relacionar com outras mães pela "Blogsesfera"?

3)Qual o seu objetivo com o seu blog?



É isso mulherada. Mil Beijos, Gabi.

20 comentários:

Viajando com Pimpolhos disse...

Oi Gabi,
Participando do seu trabalho:
1) Bem, o nosso é sobre uma parte da maternidade, que são as viagens com os filhos, um certo estilo de vida, uma maneira de pensar e educar os filhos abertos para o Mundo!
Acabamos criando esse blog, pq esse é o nosso estilo de pensar, mas não achavamos nada que correspondesse ao que procuravamos, e viajar com filhos é sempre mais facil qdo outros dão dicas. Então, algo que começou um pouco quase que como um diario para nós mesmos, acabou se transformando em blog pq nos demos conta de que podia servir para outros pais viajantes!
2) Foi qdo entramos na blogosfera que nos demos conta de que não somos unicos pais que gostam de viajar com filhos. Muitos gostam! E essa troca de dicas, de roteiros é fundamental para passar segurança, ajudar a ir sempre além! é muito bom qdo vc vê que vc é "normal" e que todo mundo no fundo tem as mesmas duvidas. Fora que a Blogosfera tem um poder danado, vide a ficha limpa com a Rô, ou outros casos...
Que nem roda de mães de verdade, a gente se passa a idéia, o truque, o desaforo, a solução rapidinho...!
3) Acho que já falei um pouco: como somos apaixonados por viagens, queremos dividir isso com outros pais e incentiva-los a viajar com os seus filhos! E no fundo, tb acabamos criando uma listinha de destinos para a gente!

Esperamos ter ajudado,
Bjs!

Unknown disse...

i o blog q eu tava te falando, eh muito legal, eu ainda leio ele de vez enquando. Bjos!
http://herbadmother.com/

Karine e Rafinha! disse...

Oi minha flor, concordo com tudo que vc disse e aqui vão as minhas respostas:

1)Por quê resolveu criar um blog para falar sobre a maternidade?
Primeiro porque sou jornalista e amo escrever e segundo porque acredito que podemos trocar experiências ensinar e aprender com outras mães que vivem o mesmo que nós. E o tema maternidade é porque no momento é o que vivo, respiro e amo, não sei mais quem eu era antes de ser mãe, esse assunto me motiva e me faz viver.

2)Como é se relacionar com outras mães pela "Blogsesfera"?
Acho o máximo, pois são tão parecidas comigo, só é uma pena que muitas moram em cidades diferentes então não tem como nos conhecermos pessoalmente, mas é maravilhoso ler cada frase, cada sentimento que elas expressam nas palavras e a gente ri e chora junto.

3)Qual o seu objetivo com o seu blog?
Meu objetivo é que muitas mães possam ler o que escrevo para que também me orientem se estou indo no caminho certo ou não, sei que muitas vezes posso criticar determinadas mães que não agem como eu, mas a gente não sabe o dia de amanhã e toda mãe está sujeita a errar. Sei que aprendo mais que ensino, mas quero que muitas pessoas leiam o que escrevo, pois como eu já disse adoro escrever ainda mais que seja pra falar sobre meu filho. Também é legal guardar essa recordação pra ele, pena que não dá pra imprimir o blog...rsss

Bjs e boa sorte na pesquisa, espero que minhas respostas estejam de acordo com o que vc queria.

Andrea Bettiati disse...

Oi Gabi, tudo bem?? ja to te seguindo viu (mas acho que vc ainda nao percebeu...hehhehe)

respondendo as suas perguntinhas basicas

1: Atualmente a maternidade tem sido minha unica e exclusiva atividade, entao porque nao tirar mais um proveito dessa maravilha que é ser mae? Divertir as pessoas, sempre foi meu maior prazer, poeque nao fazer isso atraves de um blog?

2: ainda sou muito nova nesse "universo", mas esta sendo muito legal conhecer novas pessoas e perceber que nao estamos "sozinhas" nesse paapel, tao doce, e de tanta responsabilidade, e pq nao divertido DEMAIS, nao eam??

3: Meu objetivo é dividir com todos as minhas alegrias e enrascadas ao lado das minhas pequenas



espero sua visita la no meu blog ta??? beijosssssssss

http://lunaolargachupeta.blogspot.com

Ana disse...

Oiiii! vc tava sumidinha mesmo,einh!rsrsrs..
bem,é clarooo que vamos te ajudar..estamos aqui blogadas para isso,hehee!
1.
na verdade fiz meu primeiro blog,que era tb sobre maternindade quando meu filho ainda era bebe...fiz pq me sentia sozinha.. minhas amigas n eram mãe sainda, e queria muito dividr as alegrias,as angustias,as duvidas..com mães! não adinata falar horassss de que esta triste pq tem que deixa ro bb em casa e ir trabalhar,pq quem n é mãe n vai entender...
essa troca é muito gostosa, da uma sensação de conforto,de que vc "ta em casa"...
2.ahh..é maravilhoso...tenho amigas de blog que me acompanham desd eo meu primeiro blog...sobre o crecimento do meu bb..e hj,mudei de blog,onde falo das experiencias de aventuras que tenho por ai com meu filho..e elas estao la, me acompanhando e eu acompanhando o ccrescimento dos filhos delas..é muito rico isso, é mt forte!a gent retroca experiencias,dicas... é muito gostos conversar c pessoas q vc descobre q pesnsam igual a vc, q vc n esta sozinha..e ate qnuando uma mãe pensa diferente é çegal,pq abre sua visao para outras coisas,outros mundos..acho uma troca maravilhosa!!!
3. bem,como disse..meu objetivo com o blog é fazer mais amizades e fazer c que esssas amizades se relacionem entre elas..aumentando cada vez mais esse circulo! tb adoro da rdicas de coisas q funcionaram e que n funcionaram cmgo,no aspecto das viagens e passeios..para evitar q algumas mamaes entrem em alguma furada, ou q pssam ter uma expereicnai legal como a q eu tive!!!
bem,é isso..
espero ter t ajudado..;-)
beijos,otima semana..espero q teu trabalho seja um sucesso!!!

Chris Ferreira disse...

Oi Gabriela,
ajudando no seu trabalho.
1) quando criei o blog foi porque a minha filha mais velha queria ter um blog e aí eu tive aprender para ensiná-le e para acompanhá-la, avaliar os riscos dessa ferramanta, etc... Quando criei eunão conhecia a blogosfera e o meu objetivo foi fazer um diário contando as coisas boas que fazemos juntas, uam forma de termos uma memória, de mais tarde elas poderem ter boas lembranças aqui. Então comecei o blog para as minhas filhas. Só que outras mães foram me encontrando eaí eu fui percebendo o que era esse mundo de informações. Até um jornalista da Globo News encontrou o blog e fizemos uma matéria que foi ao ar em 13/06/2009. Para mim, inicialmente, foi um susto toda essa descoberta.
2) Estou amando esse relacionamento com outras mães na blogsesfera. Fico impressionada como me sinto amiga de muitas pessoas que nunca vi. Como trocamos conhecimento, como recebemos apoio e incentivo dessas amigas virtuais que se tornam tão próximas apesar de distantes. Outra coisa que me impressiona muito é a aceitação. Como nos aceitamos, como abrimos a nossa casa virtual e ficamos felizes com as visitas.
3) O objetivo como meu blog eu respondi parcialmente na primeira questão. É ter um registro para as minhas filhas de tudo de bom que fizemos, dos momentos felizes que partilhamos juntas. Tenho muitas amigas que não sabem como se divertir com crianças em casa, não sabem o que fazer em certas situações e a minha intenção com o blog é mostrar algumas alternativas e aprender com outras mães que existem por aí.
Espero ter ajudado.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Beta disse...

1)Por quê resolveu criar um blog para falar sobre a maternidade?

Na verdade foi sugestão de uma amiga da minha mãe que é jornalista e leu um texto meu. Demorei uns meses para amadurecer a ideia e ter inspiração do nome e o foco da coisa.

2)Como é se relacionar com outras mães pela "Blogsesfera"?
Muito interessante e enriquecedor. Comecei a frequentar o mundo dos blogs no pós-parto, primeiro em busca de informações, depois como forma de dimunuir a solidão que sentia. Acabei 'caindo de amores' pelo mundo da blogsfera, mas na época apenas como leitora, nunca pensei em me tornar blogueira.

3)Qual o seu objetivo com o seu blog?
O objetivo inicial era falar aoenas sobre minha experiência com amamentação e ajudar outra mãe que viesse a ter as dificuldades que eu tive. Depois a coisa expandiu um pouco e resolvi falar sobre dúvidas práticas que eu tive, algumas questões materno-filosóficas (hehehe) e continuo sempre no foco da "maternidade investigativa sempre a serviço da causa" (da causa materna, né? rsrsrsrs).

Tomara que tenha te ajudado.
Bjão

Dani Maciel disse...

Gabi, vamos, lá:

1)Desde que fiquei grávida do meu filho, em outubro de 2.002, começei a escrever em diários,para deixar registrado momentos de nossas vidas e ainda mais pra ele saber quem foi a mãe dele, o que eu quis e desejei pra eles, aí atraves de uma amiga conheci alguns blogs e pensei pq não digitalizar meus diários? foi assim que começou a BEM pouco tempo, então meu blog, continua assim em formato de cartas para os meus filhos, mas ainda tenho muito o que aprender.

2) As outras mães, ainda sou bem nova no pedaço, mas este foi um dos motivos que me moveu, pois sou do interior de São Paulo e moro na capital há alguns anos, e por pura falta de tempo, me faltam amigas e com quem dividir, de casa pro trabalho todos os dias, falta tempo de conhecer gente.
Mas ainda assim tento o máximo participar com meus comentários, dividindo opiniões e um pouco de bom humor, o que não nos falta, ao falar de minhas experiencias com meus rebentos.

3) Me aproximar de outras mães/pessoas e acima de tudo deixar registrado para meus filhos a infancia deles.

Bj espero ter ajudado.

http://sobreosmeussonhos.blogspot.com/

Marcella Nathaly disse...

Olá, vamos ver se posso ajudar!

1) Eu já tinha esse blog, Veleiro de Cristal, e quando Lulu nasceu fiquei tão desesperada com a maternidade que passei a visitar blogs de outras mães. Daí por diante o Veleiro virou um diário sobre a minha vida com Ana Luiza.

2) A relação com outras mães, de lugares e jeitos tão diferentes, foi a melhor coisa que me aconteceu. É muito bom saber que outras pessoas passam o mesmo que você, sentem parecido e resolvem de mil e uma maneiras os problemas que você acha que não têm solução. Estou adorando!

3) Além de conhecer pessoas (que eu adoro!), é guardar as etapas da vida de Lulu para sempre!

Espero ter ajudado! Beijão!

Andrea Bettiati disse...

oi Gabi, obrigada pela visitinha....hehhehe.....nao perca amanha mais um capitulo da historia do RX, amanha voce vai saber se saiu ou nao.....hehehhe...bjossssss

Anônimo disse...

ah, não!! eu quero responder pessoalmente, tomando chá e tudo mais, pode ser?
semana que vem?! o que cê acha?
menina, vi as fotos da pequena, ela está linda e CRESCIDA!! tipo "mãe me empresta o carro" de tão crescida!?
beijos e até semana que vem!

Carol Garcia disse...

Olá,
aproposta do terreninho é bastante tentadora, então vamos lá.
1)
O Blog surgiu da minha necessidade imensa de por pra fora. Ser mãe está ocupando boa parte do meu tempo e é tanta coisa nova acontecendo a todo instante que dividir isso é muito bom. eu colaborava com um site "desabafo de mãe" e quando ele saiu do ar eu fiquei sem teto. tnha os textos mas não onde publicá-los.

2)
a intenet é uma coisa fantástica. já perdi as contas de quantas pessoas/mães bacanas já encontrei e conheci nesses 3 meses de blog. essa troca de experiência é fabulosa e a gente acaba com as janelas abertas e os limites ampliados. essa mães são links importantíssimos pra assuntos e conhecimentos que livro algum consegue passar.
3)
meu objetivo é a troca de experiências, é mostrar que ser mãe é uma loucura boa de viver, poder ajudar outras pessoas com as situações que já passei e aprender, muito.

adorei seu blog e estou linkando vc.
bjocas
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Gabi!!!

Vamos lá então, responder suas perguntinhas:

1) O meu blog não fala exclusivamente sobre a maternidade, mas tem essa tema como principal. Resolvi cria-lo para trocar experiências com outras mamães, saber como é que elas lidam com determinadas situações que acontecem comigo também, conhecer outras histórias... enfim, para trocar figurinha, sabe? E é muito bom porque a gente fica aliviada em perceber que existe um universo de mamães que se preocupam com as mesmas coisas que vc, que pensam parecido com vc (outras não, mas aí vc aprende a respeitar o ponto de vista do outro), e que vira e mexe, mãe é tudo igual mesmo ;)

2)É muuuuito bom! As mamães blogueiras são o máximo! Sempre tem tempo pra tudo, são carinhosas com seus filhos e com suas amigas tb! Elas se preocupam com vc, e vc naturalmente se preocupa com elas tb! É uma relação de amizade mesmo, que vai crescendo, post a post.

3) O Meu objetivo principal é escrever minhas histórias, "desabafar", expor minhas idéias, meus pensamentos, porque aqui pertinho de mim, não tenho muitas amigas no mesmo barco, entende. Então não tenho muito com quem falar sobre filhinhos. O blog tem me ajudado muito, me deixado mais feliz! E aí, tem outros objetivos que se alcançam naturalmente, como fazer novos amigos, conhecer histórias de vida, de superaçao e tudo o mais!!

Espero ter ajudado na sua pesquisa ;)

Bjo grande e uma ótima semana pra vcs ;)

Ah, tem um selinhno lá no blog pra ti! Passa lá pra pegar!

Unknown disse...

Gabiroba...
Vale meus milhares de Blogs? rsrsrsr

O Nascimento da Sarah - Que deixei intocado pq carrega toda a experiência de UTI
A princesa Sarah - Que deu seguimento ao registro que fiz para ela.
Os bastidores da maternagem - Que é o blog da panela da GF1. Que tem planos para o futuro tb...

Se servir alguns desses me avise que posto as respostas tb!

Bjos e saudades de vc amiga!

Duas Beldades disse...

Amiga conheci seu blog pelas amigas e amei, já estou te seguindo e te convido a visitar o meu http://duasbeldades.blogspot.com

Sobre as perguntas:
1)Por quê resolveu criar um blog para falar sobre a maternidade?
Já tinha um blog de artesanatos e criei um para as beldades no sentido de relatar os acontecimentos, porque sobre as gestações eu ainda nem começei a postar e tbm para fazer novas amizades e discubrir se toda mãe é igual e a bagunça das crianças era a mesma.

2)Como é se relacionar com outras mães pela "Blogsesfera"?
Tudo de bom...uma ajuda as outras com as dúvidas,desabafos, alegrias e acontecimentos.Essa troca de esperiência faz com amadurecemos a cada fase maternal.

3)Qual o seu objetivo com o seu blog?
Como já disse é relatar os acontecimentos das crianças,conhecer outras mães e futuras mamães e principalmente a cada dia vencer as fases da maternidade.

Vanessa Caubianco disse...

Oi Gabi, tenho gêmeos (hj com 1 ano) e qdo engravidei não encontrava tantos blogs, sites, informações sobre gerar e ter filhos gêmeos. A gravidez já é uma novidade, de gêmeos, então, chega a assustar. Foi por isso que resolvi criar o mamydegemeos.blogspot.com.
Já o meu relacionamento na "blogosfera", acho que é muito do que vc falou. Ainda é novo para a maioria de nós e vamos aprendendo aos trancos e barrancos, às vezes errando, às vezes acertando, mas sempre com prazer. E assim, vai indo, acaba dando tudo certo no final...rsss.
O objetivo do meu blog é mostrar que ter filhos gêmeos não é nenhum bicho de sete cabeças. Desmistificar o universo gemelar e mostrar que dá pra ser feliz sem enlouquecer!
Ah, tbm tenho um programa de entrevistas na AllTV (a TV da Internet), que fala sobre comportamento familiar e toda última terça de cada mês o assunto é só gêmeos. Se puder, assiste qualquer dia desses, é sempre ao vivo, às 16h, no www.alltv.com.br, na terça-feira! bjs e parabéns pelo seu blog e seu trabalho!!

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Ah, dá tempo de participar ainda? Bora...

1)Por quê resolveu criar um blog para falar sobre a maternidade? A vontade de criar um blog veio meio "do nada". Estava bobeando, lendo outros blogs, quando me deu vontade de ter um tb. Um espaço em que eu pudesse escrever o que desse na telha, as conquistas da Ana, as minhas... nossas dificuldades. Mesmo não tendo muitos acessos eu mantenho o blog. É um espaço meu, como um diário aberto.

2)Como é se relacionar com outras mães pela "Blogsesfera"? Acho tranquilo. Respeito opiniões dos outros. Pode ser que eu não concorde com algumas, que eu ache que tem gente que cria uma vida que não é delas. Mas nesses casos, eu não visito mais o blog. Mas tb tem blogs super legais, em que a gente "se apaixona" pela blogueira de cara. Eu fiz algumas amizades virtuais e tem sido super bacana.


3)Qual o seu objetivo com o seu blog? Ter um diário meu e da minha filha, poder mostrar pra ela quando ela estiver maior. Fazer amizades, trocar informações ou simplesmente escrever, sem neuras, sem compromisso.

Beijos

Desconstruindo a Mãe disse...

1) o blog começou como um diária virtual, não tinha inicialmente a intenção de ser lida, embora lesse muitos blogs sobre diversos temas. Sempre fui ávida leitora. Mas a coisa cresceu, fez voltar algo que eu não estava conseguindo trabalhar mais desde os tempos da faculdade/mestrado que é a escrita, que faz um bem enorme.
Falar sobre a maternidade sendo mãe em tempo integral, então, foi um processo natural. E o nome "desconstruindo" porque a vida e as crianças acabam com nossas certezas e verdades absolutas em segundos, nos propondo remoldarmos nosso jeito, nossos paradigmas e testam também nossa flexibilidade e limites, tendo aqueles dias em que ficamos realmente destruídas. E precisamos nos reconstruir e continuar a vida, não é mesmo?

Agora está até virando profissão, porque sou colunista de 2 outros sites.

2)Me relacionar ocm outras mães pela internet é fabuloso, porque vejo outros jeitos, mas as constantes dúvidas, medos, vitórias, como um verdadeiro grupo de apoio incondicional que no início é de pessoas estranhas, mas que hoje tem algumas que se tornaram amigas íntimas com quem falo pelo msn, troco mensagens e combino encontro de blogueiras... não é ótimo?!

3)Meu objetivo é reorganizar minhas idéias, poder me avaliar, desabafar, crescer emocionalmente e poder avaliar um pouco como isso se dá. Uma verdadeira terapia lúdica feita espontaneamente, com as próprias mãos e idéias.

Espero ter sido útil!
beijo,
Ingrid - Porto Alegre, RS

Mamma Mini disse...

Oi Gabi, demorei mas cheguei...

o meu blog foi criado como uma ferramenta de divulgação da minha marca... mas ele acabou virando outra coisa... tive que começar a desenvolver um site para a marca porque gostei tanto desta coisa de falar sobre maternidade no blog que ele virou uma ferramenta pessoal, um diário, um desabafo e uma grande net de troca de experiências.
Acho que o mais legal de tudo é trocar experiências, sempre alguém te indica um livro, ou te fala sobre uma situação similar a que vc está vivendo, acho qeu ser mãe
é fazer experimentos com seus filhos, vc vai testando se uma coisa funciona pra ele e outra não, a gente aprende com eles o jeitinho, o melhor caminho, e outras mães podem aparecer e ajudar com uma luz de coisas que já fizeram e deu certo e outras que nào deram certo, tudo bem que cada um é um e cada pessoa terá sua própria experiência, mas é fato que a troca, conhecer outras mães, ver que outras pessoas sofrem das mesmas aflições e alegrias que você é muito muito gratificante.
Acho que é isso...espero ter ajudado...
bjs

Rê, Renatinha, Renata Lúcia, Rezinha, Renascida disse...

Gabi, ainda dá tempo?
1) eu criei o blog porque precisava de um espaço pra falar, colocar as idéias em dia. Um espaço livre que eu pudesse falar o que vivo sem que a maior parte das pessoas que convivo me olhassem de olho torto achando que eu sou louca. E então depois do meu parto, sinto que meu humilde blog (que anda paradinho, tadinho) pode ser um espaço de militância também,de contar minha experiência e opções de uma maternidade ativa e de uma vida mais sustentável;
2)Eu sou admiradora de um monte de grandes mulheres que escrevem por aí. Comento e muitas vezes tento puxar um debate, mas nem sempre sou respondida. Só que como mãe de 2 hoje eu vejo como é difícil usar de forma certinha a internet sem nunca ser mau interpretada ou ficar sem uma resposta. Isso é bem dificil ainda pra mim, e acredito que pra maioria das mães internáuticas.
3)Militar a maternidade ativa e a agroecologia, intimamente ligadas a meu ver.

Bjs bjs
www.aocaminhar.blogspot.com
resoutodepra@yahoo.com.br